terça-feira, 29 de setembro de 2009

Coq Au Vin Aldrabado

- Amorzinho??
- Sim??
- Estou a ficar constipada. Acho que tenho febre.
- Deixa ver. Sim, realmente estás um bocado quente. Olha, toma dois Ilvico e vai-te deitar que eu faço o jantar.

Bem, e aqui o Ti Maneli, que estava a pensar chegar a casa e ficar o resto da tarde refastelado no sofá a ver televisão, afinal vai ter que arregaçar as mangas e fazer-se ao jantar. Quer dizer, vai ter que fazer o jantar.

- Olha lá, o qué que estavas a pensar fazer??
- Ia fazer aquela receita do Coq au Vin que tinhas pedido. Era a receita da parte francesa da nossa viagem.
- Ok, entao vou eu fazê-la.

E prontos, a mulherzinha lá arranjou uma desculpa, boa, para nao fazer nenhum.

Ora bem, Coq au Vin. Se o meu francês não me engana, isto há-de ser frango ao vinho ou frango com vinho ou qualquer coisa parecida.

Vou bisbilhotar a net a ver se vejo como é que se faz esta coisa. Já venho.

....................

E prontos, cá estou eu de volta. Isto da net é um mundo maravilhoso. Afinal, não é muito complicado. Já vi umas quantas receitas. Agora vou fazer á minha maneira, mas não totalmente porque a receita que eu vi , pareceu-me realmente boa.

A receita não diz para o fazer, mas eu vou marinar o frango durante uma ou duas horas para lhe dar mais gosto. Por alguma razão, isto é uma receita de Coq au Vin Aldrabado, né???

Então, vamos a isto. Vou começar por cortar os peitos de frango em bifinhos bem pequeninos e fininhos, como se costuma ver nos restaurantes chineses.

Meus, de certeza que vocês já foram a um restaurante chinoca comer galinha com amêndoas. Portanto, não estejam cá com coisas, ah e tal, não estou bem a ver coméqué.

Já perceberam??? Prontos, então vamos lá marinar a coisa. Quer dizer, o frango, não é nada disso que estão a pensar, suas mentes badalhocas.

Então, numa tigela, ponham o frango e algum bacon a marinar com sal, pimenta, louro, rosmaninho seco, alhos bem picadinhos e vinho tinto, prai um litro deve dar. Podem usar vinho daquele baratuxo, mas de preferência, que não seja carrascao. Eu usei o que sobrou de um Partage de l'Argenteyre 2007.

Enquanto a coisa marina, vamos ver se a mulheri está melhor e vamos ver o OCC no Discovery Channel. Ainda um dia hei-de ter guito para mandar fazer uma mota áqueles malucos. A gente já fala, isto está mesmo bom hoje, tem gajas boas e tudo.

....................

Meus, a sérios, eu quero uma mota daquelas. Ok, ok, eu sei que ainda tenho que fazer o frango, deixem-se lá de coisas.

Agora vamos picar 3 cebolas bem picadinhas e vamos refogá-las em azeite. Atenção que não é afogá-las, não vale a pena encher o tacho de azeite.

Quando as cebolas estiverem lourinhas, juntem o frango e o bacon que estiveram nos entretantos a marinar e alho-francês ás rodelas. Não adicionem a marinada, OK?? Essa é para reservar porque vamos usar mais tarde. E não vale a pena discutirem, porque quem manda aqui sou eu.

Bem, por acaso, é a minha esposa, que o blog é dela, mas prontos, ela está na cama e eu agora posso fazer o que muito bem entender.

Continuando, quando o frango estiver já meio cozido, vamos adicionar a marinada e um pouco de leite de coco e deixamos cozinhar em lume brando.

Entretanto, laminamos uns cogumelos Shitake e adicionamos ao preparado anterior. Já vos disse que adoro cogumelos Shitake??

E para não estarem ai parados sem fazer nenhum, enquanto os cogumelos cozem, vamos dissolver duas colheres de farinha de milho numa tigela com água. Com jeitinho, para não formar grumos. Meus, eu não disse com jeitinho??? Bem, deixa estar, nada que uma varinha mágica não resolva.

Quando os cogumelos estiverem cozidos, adicionamos a farinha, um cálice de vinho do Porto e um cálice de Frangélico.

Epá, não façam essa cara, eu avisei-vos que esta receita era aldrabada. Eu sei, o original usa conhaque, mas não havia cá disso em casa, então usei o que tinha.

O vinho do Porto sobrou de quando a esposa esteve a fazer umas pêras bêbadas e o Frangélico compramos na Alemanha quando fomos visitar um amigo nosso, militar, que estava estacionado numa Base Militar perto da fronteira. Comprámos dentro da base e saiu baratissimo. Dá sempre jeito ter amigos destes.

Portanto, misturem tudo muito bem para a farinha se dissolver bem e deixem cozer mais uns minutos. Antes de servirem, polvilhem com salsa picada.

E prontos, cá está uma receita de Coq Au Vin meio aldrabada que ficou deliciosa. A mulherzinha até ficou logo boa da constipação e tudo.

Para companhar, fiz um arroz branco Basmati assim a dar para o malandrinho que ficou supimpa.

Sim, eu sei o que estão a pensar, e então o vinho, cuméqué??? Pois, já não tinha, acabei por beber suminho de frutos vermelhos. Fica pá próxima. E tambem nao tinha um pao Alentejano, que ia tao bem com aquele molhinho

E para terminar, logo hoje o raio da máquina fotográfica tinha que ficar sem pilhas. Nao há fotos para ninguém, só vos posso dizer que ficou muito bom. Vao lá experimentar, sff, OK???

Ah, já agora, os ingredientes usados foram estes.

2 peitos de frango
100 gr de bacon em cubos
Sal q.b.
Pimenta q.b
Salsa q.b.
1 folha de louro
Rosamaninho q.b.
5 dentes de alho
1 lt de vinho tinto
Azeite q.b.

3 cebolas
1 alho frances
Leite de coco q.b.

5 cogumelos shitake
2 colheres de sopa de farinha de milho
1 cálice de vinho do Porto
1 cálice de Frangélico

Bom Apetite.
O Ti Maneli.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Guisado de Frango com Ervilhas

Esta semana, parece que não vou fazer outra coisa senão comer frango. É que aquela embalagem em promoção tinha 10 peitos de frango.

Mas o frango é saudável e há imensas receitas para fazer. Posso ir até á China e fazer galinha com amendoas ou galinha agridoce, em vez do porco, posso ir a Franca e comer um Coq au Vin, que tem mesmo que ser a seguir, posso ir á India e fazer uma Chicken Tikka Masala, posso ir á Irlanda e fazer um Irish Chicken Stew, ou posso ir até ao nosso Portugalinho e fazer um sempre delicioso guisado.

E foi isso mesmo que eu fiz, um guisado de frango. É uma refeição económica, rica em vitaminas, com poucas calorias e muito saborosa.

Entretanto, o meu marido chegou do trabalho e trazia uma garrafa de vinho.

- Fui ao Ah, comprei isto.
- E "isto" é o que?
- É um Partage de l'Argenteyre 2007.
- E é bom?
- Sei lá, isso vou ver agora. E a paparoca, tá pronta??? Hoje trago uma fome de abade. Ena, cheira bem, o que é que andaste a inventar??
- É um guisado de frango com ervilhas.
- Guisado, assado, fritado, cozado, quero lá saber, com a fome que eu tenho, marcha tudo.

E realmente o vinho era bom e o guisado "marchou" todo.


Ingredientes:

1 frasco de ervilhas
2 peitos de frango
6 batatas
5 cenouras
1 beringela
1/2 courgete
2 cebolas
4 alhos
200 gr de cogumelos
Azeite q.b.
Polpa de tomate q.b.
Massa de piri-piri q.b.
1 ½ caldo knorr de frango ou carne


Modo de Confecção:

Pique a cebola e o alho e faça o refogado com azeite.

Corte o frango em bocados pequenos. E deite no refogado já lourinho. Deite o caldo knorr, uma pitada de massa de piri-piri e a polpa de tomate.

Corte as cenouras às rodelas, corte as batatas aos cubos, os cogumelos ao meio, beringela e courgete em rodelas e em seguida em quartos.

Deite tudo na panela e acrescente um pouco de água, não muita, apenas a necessária à cozedura.

Deixe cozer em lume brando. Quando tudo estiver bem cozido, sirva bem quente.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bifinhos de Frango ao Molho de Cogumelos

O AH estava ontem com umas promoções muito boas. E no meio de tanta promoção, lá estavam umas embalagens de peito de frango baratissimas.

E agora, o que é que eu vou fazer com tanto frango??

- Ó amorzinho...
- Simmmmm???
- Não sei que faça para o jantar.
- Por mim, não vale a pena fazeres nada de especial. Eu ainda vou para as aulas de Holandês, lembras-te?
- Eu sei, mas vens sempre esfomeado.
- Olha, faz como eu, pronto. Inventa qualquer coisa.

E foi realmente o que eu fiz. E posso garantir-vos que saiu muito bem. E com um bom vinho a acompanhar, neste caso foi um Casillero del Diablo Cabernet Sauvignon, mais um maridao de olhos verdes, foi um jantar óptimo.

Espero que gostem.


Ingredientes:

2 peitos de frango
100grs de cogumelos
Queijo feta q.b.
Sumo de limão q.b.
Leite de côco q.b.
Azeite q.b.
3 dentes de alho
Piri-piri q.b.
Mostarda q.b.
Sal q.b.
1 folha de louro
Oregãos q.b.


Modo de Confecção:

Corte o peito do frango em bifinhos pequeninos.

Numa frigideira grande deite os alhos picados e um pouco de azeite. Deixe o azeite aquecer e junte os bifinhos de frango juntamente com a folha de louro, sal, piri-piri e um pouco de mostarda.

Deixe cozer em lume brando e mexa de quando em vez. Corte os cogumelos em lâminas e junte ao frango.

Quando estiver tudo já cozido deite o queijo feta em cubinhos. Quando o queijo estiver derretido junte o leite de coco e oregãos.

Sirva bem quentinho com arroz e esparregado. E um bom pão alentejano, porque este molhinho merece.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rolinhos de Carne com Ameixa

A intenção ontem era fazer uma receita francesa, tipo coq au vin, ratatouille ou uma bouillabaisse, ou algo do género, uma vez que na nossa viagem a Portugal, passámos igualmente por Franca, mas vai ser a próxima.

As ameixas não são de Elvas, mas também ficaram muito saborosas. Foi daquelas receitas que me saiu completamente no momento.

Ontem deu-me para isto. E ficaram realmente deliciosos, estes rolinhos. O meu marido não gostou, portanto só comeu três...

Espero que gostem.


Ingredientes:

2 bifanas
Ameixas
1 cebola
Pesto q.b.
Alho seco q.b.
Tomate seco q.b.
Salsa q.b.
Sal q.b.
Leite de côco q.b.
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Ameixas sem caroço q.b.
Cebolinho q.b.


Modo de Confecção:

Corte a carne em fatias finas e tempere com pesto verde, alho, tomate, noz moscada, sal e cebolinho migado.

Coloque 2 ameixas sobre a fatia e enrole-a. Repita o processo para os restantes fatias. Use fio de cozinha para manter os rolinhos inteiros.

Coloque os rolinhos num tacho com azeite e cebola cortada em fatias fininhas. Acrescente um pouco de vinho, leite de coco e água.

Pique um pouco de cebolinho e polvilhe os rolos. Pode adicionar mais ameixas no tacho, se quiser.

Tape o tacho e deixe cozer em lume brando. Sirva bem quentinho e acompanhe com puré de batata e um Sapo Arrogante.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mexilhão à Belga

E depois da Holanda, fomos até á Bélgica. Em Bruges, comemos uns mexilhões que estavam uma maravilha.

É uma receita tipicamente Belga, mas que se encontra também na Holanda e em Franca. Devo dizer que desde que vim para a Holanda, que não faço outra coisa senão comer mexilhão.

Há umas semanas, fomos a Yerseke durante o Mosselendag ou Dia do Mexilhão, comer mexilhões. Uma dose enorme por 2€, ou melhor, por 4€, porque comi duas. Lá se vai a dieta...

E depois fomos passear pela cidade, fomos ver o mercado de rua, onde estava uma banca de um instituto da Universidade de Wageningen, o IMARES, onde conhecemos uma Alentejana de Beja que estava a tirar um Doutoramento em algo relacionado com viveiros, não perguntem o nome que não me lembro.

Ontem, no Hoogvliet, havia embalagens de 2kgs de mexilhões a 4,5€. Boa desculpa para fazer esta receita.

E ainda hei-de experimentar fazer mexilhões como se fazem as cadelinhas. Bem, mas estes ficaram muito bons.

Eet smakelijk, que é como quem diz, bom proveito.

Os actores principais


As frittes, que não são assim tão secundárias


A maionese com molho pesto. E não é que ficou óptimo.


Ingredientes:

2 kgs de mexilhão
1 cebola
5 dentes de alho
Alho francês q.b.
1 copo de vinho branco
Sumo de 1 limão
½ litro Leite
Sal q.b.
Salsa q.b.
Aipo q.b.
1 folha de louro
Tomate seco q.b.
Pimenta branca q.b.
Azeite q.b.


Modo de Confecção:

Coloque o mexilhão de molho para limpá-lo.

Os holandeses colocam o mexilhão numa mistura de água salgada misturada com leite. Assim aprendeu a minha irmã com a sogra dela, que é holandesa, e o resultado é que o mexilhão fica como manteiga de macio. E é assim que o tenho feito. Deixe-o de molho entre 2 a 3 horas.

Pique grosseiramente a cebola e o alho e com um pouco de azeite faça o refogado. Não deixe a cebola aloirar, só quebrar.

Coloque um pouco do refogado numa panela grande e reserve o restante. Adicione o mexilhão, um pouco de alho francês fatiado, a gosto (eu gosto de por cerca de ½ alho francês para esta porção).

E prossegue-se com o tempero com sal, louro, pimenta, um pouco de aipo, salsa picada e tomate seco. Deixe cozer de panela tapada.

Junte ao restante refogado um copo de vinho branco e deixe ferver. Passe com a varinha mágica.

Assim que comecem a abrir e regue com o molho de vinho e,em seguida, esprema sumo de 1 limão para cima. Retire do lume e sirva.

Sirva com batata frita e, evidentemente, maionese. Neste caso, para ser diferente,misturei a maionese com pesto verde.

Humm... lekker!

Bom Apetite.
A Tia Maria.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bolas de Carne com Ovo

O prometido é devido e como tal, vou começar hoje com as receitas das regiões por onde passámos na nossa viagem a Portugal.

Da Holanda, ponto de partida, resolvi fazer umas bolas de carne com ovo. Aqui vêem-se muito bolas de carne, e as variantes são imensas.

Uma delas é esta, que o meu marido já me pedia, faz tempo, para lhe fazer.

Pois bem, assim que vi uma carne bem bonita à venda por um bom preço, peguei na covete que mais gostei e levei para casa.

Embora esta receita seja de origem alemã, é muito popular na Holanda, tendo sido já completamente adaptada.

É simples de fazer e é uma refeição muito agradável.

Claro que fiz à minha maneira, com um tempero muito português. Espero que gostem.



Ingredientes:

6 Ovos
500 gr carne picada
1 ½ cebola de tamanho médio
5 dentes de alho
1 lata de tomate
Pimenta preta q.b.
Noz moscada q.b.
Tomate seco q.b.
Salsa q.b.
Sal q.b.
Farinha de milho branca q.b.
Azeite q.b.


Modo de Confecção:

Coza 5 ovos, descasque-os e deixe arrefecer.

Pique 1 cebola, os dentes de alho e a salsa e adicione à carne. Tempere com sal, pimenta, tomate seco e noz moscada.

Bata o ovo restante numa tigela, adicione depois á carne e misture bem, à mão.

Polvilhe um pouco de farinha de milho para ligar os componentes e para ficar um preparado mais consistente.

Faça bolas com a carne envolvendo cada um dos ovos, conforme pode ver nas fotos. Passe as bolinhas por farinha. Reserve.

Num tacho largo, corte ½ cebola, deite um pouco de azeite e tomate cortado em bocados pequenos e leve ao lume.

Em seguida, introduza as bolas no tacho com algum cuidado, para não as desmanchar e deixe cozer em lume brando.

Acompanhe com massa.

Bom Apetite.
A Tia Maria.