terça-feira, 29 de setembro de 2009

Coq Au Vin Aldrabado

- Amorzinho??
- Sim??
- Estou a ficar constipada. Acho que tenho febre.
- Deixa ver. Sim, realmente estás um bocado quente. Olha, toma dois Ilvico e vai-te deitar que eu faço o jantar.

Bem, e aqui o Ti Maneli, que estava a pensar chegar a casa e ficar o resto da tarde refastelado no sofá a ver televisão, afinal vai ter que arregaçar as mangas e fazer-se ao jantar. Quer dizer, vai ter que fazer o jantar.

- Olha lá, o qué que estavas a pensar fazer??
- Ia fazer aquela receita do Coq au Vin que tinhas pedido. Era a receita da parte francesa da nossa viagem.
- Ok, entao vou eu fazê-la.

E prontos, a mulherzinha lá arranjou uma desculpa, boa, para nao fazer nenhum.

Ora bem, Coq au Vin. Se o meu francês não me engana, isto há-de ser frango ao vinho ou frango com vinho ou qualquer coisa parecida.

Vou bisbilhotar a net a ver se vejo como é que se faz esta coisa. Já venho.

....................

E prontos, cá estou eu de volta. Isto da net é um mundo maravilhoso. Afinal, não é muito complicado. Já vi umas quantas receitas. Agora vou fazer á minha maneira, mas não totalmente porque a receita que eu vi , pareceu-me realmente boa.

A receita não diz para o fazer, mas eu vou marinar o frango durante uma ou duas horas para lhe dar mais gosto. Por alguma razão, isto é uma receita de Coq au Vin Aldrabado, né???

Então, vamos a isto. Vou começar por cortar os peitos de frango em bifinhos bem pequeninos e fininhos, como se costuma ver nos restaurantes chineses.

Meus, de certeza que vocês já foram a um restaurante chinoca comer galinha com amêndoas. Portanto, não estejam cá com coisas, ah e tal, não estou bem a ver coméqué.

Já perceberam??? Prontos, então vamos lá marinar a coisa. Quer dizer, o frango, não é nada disso que estão a pensar, suas mentes badalhocas.

Então, numa tigela, ponham o frango e algum bacon a marinar com sal, pimenta, louro, rosmaninho seco, alhos bem picadinhos e vinho tinto, prai um litro deve dar. Podem usar vinho daquele baratuxo, mas de preferência, que não seja carrascao. Eu usei o que sobrou de um Partage de l'Argenteyre 2007.

Enquanto a coisa marina, vamos ver se a mulheri está melhor e vamos ver o OCC no Discovery Channel. Ainda um dia hei-de ter guito para mandar fazer uma mota áqueles malucos. A gente já fala, isto está mesmo bom hoje, tem gajas boas e tudo.

....................

Meus, a sérios, eu quero uma mota daquelas. Ok, ok, eu sei que ainda tenho que fazer o frango, deixem-se lá de coisas.

Agora vamos picar 3 cebolas bem picadinhas e vamos refogá-las em azeite. Atenção que não é afogá-las, não vale a pena encher o tacho de azeite.

Quando as cebolas estiverem lourinhas, juntem o frango e o bacon que estiveram nos entretantos a marinar e alho-francês ás rodelas. Não adicionem a marinada, OK?? Essa é para reservar porque vamos usar mais tarde. E não vale a pena discutirem, porque quem manda aqui sou eu.

Bem, por acaso, é a minha esposa, que o blog é dela, mas prontos, ela está na cama e eu agora posso fazer o que muito bem entender.

Continuando, quando o frango estiver já meio cozido, vamos adicionar a marinada e um pouco de leite de coco e deixamos cozinhar em lume brando.

Entretanto, laminamos uns cogumelos Shitake e adicionamos ao preparado anterior. Já vos disse que adoro cogumelos Shitake??

E para não estarem ai parados sem fazer nenhum, enquanto os cogumelos cozem, vamos dissolver duas colheres de farinha de milho numa tigela com água. Com jeitinho, para não formar grumos. Meus, eu não disse com jeitinho??? Bem, deixa estar, nada que uma varinha mágica não resolva.

Quando os cogumelos estiverem cozidos, adicionamos a farinha, um cálice de vinho do Porto e um cálice de Frangélico.

Epá, não façam essa cara, eu avisei-vos que esta receita era aldrabada. Eu sei, o original usa conhaque, mas não havia cá disso em casa, então usei o que tinha.

O vinho do Porto sobrou de quando a esposa esteve a fazer umas pêras bêbadas e o Frangélico compramos na Alemanha quando fomos visitar um amigo nosso, militar, que estava estacionado numa Base Militar perto da fronteira. Comprámos dentro da base e saiu baratissimo. Dá sempre jeito ter amigos destes.

Portanto, misturem tudo muito bem para a farinha se dissolver bem e deixem cozer mais uns minutos. Antes de servirem, polvilhem com salsa picada.

E prontos, cá está uma receita de Coq Au Vin meio aldrabada que ficou deliciosa. A mulherzinha até ficou logo boa da constipação e tudo.

Para companhar, fiz um arroz branco Basmati assim a dar para o malandrinho que ficou supimpa.

Sim, eu sei o que estão a pensar, e então o vinho, cuméqué??? Pois, já não tinha, acabei por beber suminho de frutos vermelhos. Fica pá próxima. E tambem nao tinha um pao Alentejano, que ia tao bem com aquele molhinho

E para terminar, logo hoje o raio da máquina fotográfica tinha que ficar sem pilhas. Nao há fotos para ninguém, só vos posso dizer que ficou muito bom. Vao lá experimentar, sff, OK???

Ah, já agora, os ingredientes usados foram estes.

2 peitos de frango
100 gr de bacon em cubos
Sal q.b.
Pimenta q.b
Salsa q.b.
1 folha de louro
Rosamaninho q.b.
5 dentes de alho
1 lt de vinho tinto
Azeite q.b.

3 cebolas
1 alho frances
Leite de coco q.b.

5 cogumelos shitake
2 colheres de sopa de farinha de milho
1 cálice de vinho do Porto
1 cálice de Frangélico

Bom Apetite.
O Ti Maneli.

2 comentários:

  1. AH! assim sim :) também nao te custou nada e a tua mulher pode descansar! as vezes tb gostamos sabias??? (ok, eu nao posso falar mt, porque nao cozinho :p - infelizmente!)
    ja te estou a ver a pegar na tua mais-que-tudo e rumar a Portugal numa mota dessas :)

    ResponderEliminar
  2. Por mim, era já amanha. E eram dois ou três meses de viagem. Mas a mulherzinha está a contas com uma hérnia que não a larga. Pró ano,talvez.
    Cumprimentos do Ti Maneli da terra das tulipas.

    ResponderEliminar