sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Hamburger Com Molho de Algas, Alperces e Framboesas

Realmente, é preciso ficar eu doente para o meu homem se decidir a cozinhar. Mas se, por um lado, não me soube nada bem estar de cama, por outro, a comidinha dele ficou muito boa.

Tao boa que me deu umas ideias bem interessantes para umas receitas novas. Sim, é verdade que algas e framboesas, á partida, não parece uma combinação muito boa, mas o resultado não podia ter sido melhor.

- Olha lá, qué que tás a fazer???
- Comidinha boa para ti...
- Qué comida vejo eu, não estou bem a ver onde é que foste buscar a parte da boa.
- Bem, já vais ver se é boa. Importas-te de ir por a mesa, sff??

E já com a mesa posta, foi esta comidinha boa que o meu marido comeu.




Como de costume, não achou grande coisa...


Ingredientes para o Hamburger:

2 hamburgers
Camarões q.b.
1 folha de louro
Sal q.b.
2 alhos picados
Óleo q.b.
Molho de piri-piri q.b.


Modo de Confecção do Hambuguer:

Frite o hamburger em óleo com a folha de louro, um pouco de sal (menos do que é costume pôr), uma pitada de molho de piripiri e um alho picado em lume brando.

Frite uns camarões em óleo com 1 alho picado.

Ingredientes para o Molho:

Algas secas q.b.
15 framboesas
4 alperces secos
Amêndoas q.b.
Óleo q.b.
Sumo de limão q.b.
Sumo de 1 laranja
3 colheres de sopa de Licor Frangélico
2 colheres de sopa de açúcar


Modo de Confecção do Molho:

Coloque as algas de molho 4 horas (mínimo) antes de as confeccionar. Eu costumo pô-las de molho na véspera e no frigorífico para não ter surpresas. Costumam durar alguns dias assim.

Numa frigideira larga, com um pouco de óleo, coloque as alperces, cortadas ao meio, as algas, as amêndoas e sumo de limão.

Junte em seguida as framboesas, o sumo de limão, o sumo de laranja e o açúcar. Por fim junte o licor Frangélico.

Quando os alperces estiverem macios, o molho está pronto.

Disponha o hamburguer no prato, coloque os camarões sobre este e, em seguida o molho por cima.

Faça uma salada com canónigos, tomate, alho picado, queijo feta, sultanas, pinhões,tomate seco e orégãos. Sirva-a dentro de meio pimento cozido e com uma colher de maionese por cima.

Frite batatas cortadas aos cubinhos e sirva dentro da casca de meia laranja.

Acompanhe com um Fat Bastard Rosé bem fresquinho.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário