segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gnocchi com Molho de Salsicha Fresca e Cogumelos

Há algum tempo atrás, andava eu pesquisar na net algumas receitas típicas para experimentar quando encontrei esta receita de gnocchis.

Já foi há bastante tempo, mas fiquei com curiosidade de experimentar. Acabei por fazer gnocchis ontem, mas não segui esta receita.

O meu marido lá desencantou no youtube uns vídeos onde se ensinam a fazer gnocchis de maneira tradicional com um molho de salsicha e cogumelos porcini e foi por ai que nos orientámos.

Eu fiz os gnocchis e ele fez o molho. Eu segui a receita á risca, agora que já percebi a arte, já me vou aventurar a fazer diferente, ele foi ele próprio e lá se pôs a inventar um molho, embora tendo por base o da receita.

Acho que para primeira vez não ficou nada mal. Tinha algum receio do molho do meu marido, depois de ver o que ele estava a fazer, mas, como de costume, ficou muito bom.

Ficou a faltar queijo ralado por cima para dar aquele ar de vero italiano, mas não tinha e não me apeteceu ir ás compras de propósito.



Ingredientes para os Gnochis:

1Kg de batatas
1 ovo
300grs de farinha
Sal q.b.
Pimenta.q.b.

Modo de Confecção:

Coza as batatas em água com uma pitada de sal. Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do lume e retire-lhe a casca.

Desfaça as batatas como para fazer puré. Adicione o ovo, a farinha, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta.

Trabalhe a massa até obter uma bola. Agora vamos fazer os gnochis propriamente ditos.

Corte um bocado da massa e estenda-a, formando um rolo, com mais ou menos um dedo de altura. Corte bocados de +- 2cms.

Repita o processo para a restante massa. Os gnochis que não forem usados podem ser congelados para uso posterior.

Ponha os gnochis a cozer em água a ferver. Quando vierem ao de cima, estão prontos.

Ingredientes para o molho:

Azeite q.b.
Vinagre de Estragão q.b.
1 Cebola
5 Alhos
1 Pimento
Cogumelos q.b.
Hortelã q.b.
Cebolinho q.b.
Coentros q.b.
Salsa q.b.
Tomate seco q.b.
Picante Sambal Oelek q.b.
Noz Moscada q.b.

4 Salchichas frescas
Sal q.b.

1 Cálice de Frangélico
Leite de coco q.b.
Kwark q.b.
1 Lata de ananás
Sumo de limão q.b
Azeitonas q.b.

Modo de Confecção:

Pique a cebola, os alhos, a hortelã, o cebolinho, os coentros, a salsa e o tomate Seco. Fatie o pimento e os cogumelos.

Numa Wok, adicione o azeite, o vinagre, o picante e a noz moscada. Leve todos os ingredientes do passo anterior a refogar.

Quando as cebolas estiverem translúcidas, adicione as salsichas desfeitas em bocadinhos e um pouco de sal.

Quando as salsichas estiverem cozidas, adicione o cálice de Frangélico, o leite de coco, o kwark, que foi entretanto desfeito numa tigela com água, o ananaz cortado em cubinhos mais a calda, o sumo de limão e as azeitonas.

Deixe cozer 10mins em lume brando e depois adicione os gnochis, q.b por pessoa.

Sirva bem quente e polvilhe com queijo ralado.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

1 comentário: