terça-feira, 21 de abril de 2009

Salada de atum

Hoje o dia pede um almoço fresquinho e leve. Estão 23º e toda a gente saiu à rua. De carro, moto, bicicleta ou em patins, com os filhos atrás.

Muitos aproveitam este tempo para os circuitos desportivos entre os campos, que neste momento já estão floridos e, onde, muitos aproveitam para a compra directa, de leite e ovos frescos.

Uma saladinha é muito bem vinda num dia primaveril quente como o de hoje. Na despensa, tenho latas de filetes de atum em azeite, de Portugal. Então meti-me a fazer uma saladinha de atum.

Sempre que lhe apetecer uma refeição leve, fresca e saudável, com legumes frescos e crus, aproveite e faça uma saladinha com esta. Depois faça uma caminhada, à beira-mar ou pelo campo.




Ingredientes:

2 latas de atum
3 ovos
4 batatas médias
4 cenouras
150 grs de tomate cherry
150 grs canónigos
Queijo feta q.b.
Azeitonas verdes q.b.
1 cebola de tamanho pequeno
3 dentes de alho
Coentros q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.
Molho chili agri-doce q.b.


Modo de Confecção:

Descasque as batatas e as cenouras, corte em bocados pequeninos e coza-as, juntamente com os ovos.

Numa tigela misture o atum com a batata, cenoura e o ovos cortados em rodelas, queijo feta, azeitonas, tomate cherry cortado ao meio ou em quarto.

Corte a cebola em rodelas bem fininhas, para que fique menos agressiva. Pique os alhos. Lave as folhas de canónigos e junte à mistura. Lave um ramo de coentros, pique e, com estes, polvilhe a salada.

Proceda ao tempero da salada com sal, azeite, vinagre e chili agri-doce. Misture bem.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário