quarta-feira, 15 de abril de 2009

Favas á Moda de Almada

A minha esposa, a mentora deste blog, virou-se para mim hoje e disse:

- Olha, hoje não me apetece cozinhar.
- Ok, já percebi a indirecta, eu cozinho, mas com uma condição. Quem escreve hoje no teu blog sou eu.

Aquele ar de resignação diz tudo. E prontos, mãos á obra que tenho a barriga a dar horas.

Bem, e como bom tuga que sou, apesar de estar por terras de Holanda, resolvi fazer algo tipicamente português, mas com ingredientes holandeses e uma dose qb da minha insanidade culinária.

Pois é, já adivinharam, fiz umas favas á moda de Almada. Eu até gosto de cozinhar, e ainda ninguém morreu envenenado com os meus delírios culinários, mas não tenho puto pachorra para medir os ingredientes, portanto, regra geral, cozinho a olhómetro e poucas vezes a coisa correu mal.

Bem, antes que vocês desesperem, como é que eu fiz as favas?? Antes de mais, o refogado. Eu não sei quanto a vocês, mas eu faço refogado para tudo, até para sopa, e geralmente, a coisa corre bem. Neste caso, também.

Portanto, cortei duas chalotas e piquei-as bem picadinhas, e mais uns quantos dentes de alho, ponho sempre imensos alhos na comida, ás vezes admira-me como é que a minha esposa ainda me beija.

Resolvi fazer com chalotas para variar, e pus as chalotas e os alhos, num tacho com bués de azeite, para quem não sabe, bués é uma medida cientifica que significa muito, vinagre de amoras, pá, era o que tinha á mão, a culpa não é minha, e deixei aquela mistura a refogar em lume baixo.

Quando as cebolas estavam com aquela corzinha que nós gostamos, pimbas, vinho tinto para refrescar.

- Vinho tinto??? Mas tu estás parvo???
- Ó mulheri, pediste-me para fazer comida, não foi?? Então vai lá cozer meias que quem manda aqui sou eu.

E lá foi ela resignada. De vez em quando, temos que mostrar quem é que usa calças lá em casa. Por acaso, tinha o meu kilt vestido, mas isso não é para aqui chamado.

Entretanto, o vinho evaporou e estava na altura de meter os tomates na coisa. Ok, isto não saiu muito bem, mas vocês percebem. E toca de mandar para o tacho uma lata de tomate em cubos com manjericão. Nesta altura, meto também louro, salsa picada e um cheirinho de pimenta.

Já devem ter reparado que isto não é uma receita normal, mas isso é o que não falta para ai. Esta é a minha receita e eu não sou um cozinheiro muito convencional.

Ao fim de estar a apurar gosto, meto no tacho bocadinhos de toucinho fumado, ou o mais parecido que consegui arranjar aqui por terras de Beatriz, umas fatias de morcela de arroz, cortesia do meu sogro que veio cá visitar-nos, entremeada cortada ás fatias fininhas e entrecosto, deixo esta mistura toda mais um bocado a apurar gosto e o ingrediente final, as favas. Não tinha outras, usei de lata, mas quem tiver favas “a sério”, use. Fica muito melhor.

Bem, isto está com um cheirinho do baril, a maria vem logo ver o que é que se passa.

- Deixa lá provar. Humm, está bom, mas um bocado ácido, não achas?
- Ácido?? Pera ai, vou ligar à velha a ver o que é que ela diz. Tou, mãe, olha lá, tou a fazer favas e estaporratámuitácida.
- Ó filho, mete uma colherzinha de açúcar que isso passa.
- Tá bem, beijinhos e adeus antes que as favas se queimem.

Ora, onde raios é que está o açúcar??Ah, pois claro, no açucareiro, obviamente. Uma colher e prontos.

- Olha lá, anda cá provar isto, sefazfavori.
- Ah, agora tá bem
- Ok, volta lá para as meias e deixa-me sossegado”.

Mas ainda não estava contente, faltava-me um bocadinho assim , tipo danoninho. É isso, um bocado de chili agridoce, para dar um sabor exótico.

Fomos para a mesa, a acompanhar, um vinho italiano, sim, eu sei que isto é comida portuguesa e pedia um Dão, mas comprei aqui uma garrafa de Lambrusco por 2€ que é uma maravilha.

Só faltava o panito alentejano, fica para a próxima. A Maria não gostou, mas repetiu três vezes. E vocês, quantas vão repetir?

E agora, os ingredientes nomeados para esta aventura gastronómica são:

2 chalotas
6 cabeças de alho
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Vinho tinto q.b.
1 lata de tomate em pedaços com manjericão
1 ramo de cheiros com louro e salsa
Pimenta q.b.
Toucinho fumado q.b.
Morcela de arroz q.b.
Entremeada q.b.
Entrecosto q.b.
1 lata de favas
1 colher de açucar
Chili agridoce q.b.

Bom Apetite
O Ti Maneli.

2 comentários:

  1. Ora aí está uma favada bem amanhada! Temos de experimentar e logo vos dizemos quantas vezes repetimos :) Isto se arranjarmos favas em lata por terras da Maragarida :)
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito boa. O rui cozinha muito bem. Mas quando eu o conheci, raramente fazia comida. Só comia flocos. Diz ele que viver sozinho e fazer comida só para um nao tinha piada.
    Já agora, se experimentarem as nossas receitas, agradecemos criticas.
    Susana e Rui, dois tugas de Cascais e Almada a viver em Wageningen, Holanda

    ResponderEliminar