quarta-feira, 6 de maio de 2009

Bolinhas de carne

Tinha alguns restos no frigorífico. O meu marido disse-me que queria comer uma salada com o resto da carne picada que tinha sobrado do empadão.

Então pensei em fazer uns croquetes como a minha mãe Alda costumava fazer, mas achei que era pouca carne.

E o meu marido grita lá do outro lado da casa para eu fazer umas bolinhas de carne picada como a mãe dele fazia e que ele ia tratar da salada.

Pronto, tá decidido, pois que sejam as bolas de carne. Logo faço os croquetes noutro dia. Sempre estou para ver que salada é que ele vai fazer...

O resultado final foi interessante.


Eu gostei imenso, abençoada mãezinha que faz estas receitas deliciosas.


Como habitualmente, o meu marido não gostou...


Ingredientes:

1 chalota média
4 dentes de alho
1 cogumelo shitake
200 grs de carne picada
1 caldo knorr de carne
4 batatas médias
3 colheres de sopa de farinha
Leite q.b.
1 ovo
Azeite q.b.
Óleo de palma q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Vinho tinto q.b.
Sumo de limão q.b.
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Salsa q.b.

Para panar e fritar:

1 ovo
Farinha q.b
Pão ralado
Óleo q.b. (para fritar)


Modo de Confecção:

Primeiro vamos preparar o recheio de carne. Começamos por refogar a chalota, os dentes de alho e os cogumelos, tudo muito picadinho, com azeite, óleo de palma e vinagre balsâmico.

Quando a cebola estiver lourinha, vai-se juntando a carne aos poucos e misturando com o refogado. Adicione o caldo knorr, um pouco de vinho, o sumo de limão, a pimenta, a noz moscada e a salsa bem picadinha.

Cozem-se as batatas em água com sal, à parte, e depois de cozidas, desfaça-as em puré.

Misture bem o puré com a carne e um ovo, enquanto tem o tacho em lume brando. Polvilhe com farinha e vá mexendo. Adicione um pouco de leite quente.

Verifique o tempero e, se necessário, adicione mais sumo de limão e sal. Continue a mexer e, quando a massa começar a despegar, apague o lume. Deixe arrefecer.

Em três tigelas coloque a farinha, o ovo batido e o pão ralado.

Faça várias bolinhas e passe-as pela mesma ordem.

Leve as bolinhas a fritar em óleo, em lume brando. Retire-as do lume quando estiverem lourinhas.

Sirva-as bem quentinhas e acompanhe com a Salada Colorida do meu marido.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário