segunda-feira, 4 de maio de 2009

Empadão de Carne à Tia Maria

O meu marido pediu-me para lhe fazer empadão de carne. Comprou uma carne picada muito bonita, na Supercoop. É o supermercado onde conseguimos arranjar a melhor carne.

Também temos uma mercearia, de um afegão, mas a carne aí já é mais cara. O mercado também costuma ter uma roulote que vende boa carne, já lá comprámos mas, mercado só o há duas vezes por semana, à quarta e ao sábado.

A minha mãe fazia empadão muitas vezes quando eu era pequenina, porque era um dos nosso pratos favoritos e, tanto eu como a minha irmã, pediamos-lhe constantemente para nos fazer ou empadão ou bacalhau com natas.

Ela gostava de pôr no empadão vegetais, como bróculos, grelos e não me lembro bem se alguma vez adicionou espinafres; mas acho que sim.

Depois lembro-me bem que batia um ovo e pincelava o empadão antes de o colocar no forno. A camada da superfície não só ficava lourinha e bonita como também era deliciosa...

Então comprámos esparregado congelado. Uma coisa tão boa e tão barata, por € 0,40. E tomate para uma saladinha com cebola e oregãos.

O forno não quis funcionar, acho que avariou de vez. O meu marido lembrou-me que temos a máquina do pão.

Foi ai então que acabámos por fazer o empadão e ficou muito bom e garanto-vos que, desta vez, tudo aquilo que pus lá para dentro não se transformou em pão mas tivemos uma excelente refeição.

Eu não queria, mas repeti duas vezes, o meu marido também e ainda sobrou para mais uma refeição.


Ingredientes para o Recheio de Carne:

1 chalota
6 dentes de alho
3 cogumelos shitake
400 grs de carne picada
1 caldo knorr de carne
Azeite q.b.
Óleo de palma q.b.
Vinagre balsâmico q.b.
Vinho tinto q.b.
Sumo de limão q.b.
Pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Salsa q.b.


Modo de Confecção do Recheio de Carne:

Primeiro vamos preparar o recheio de carne. Começamos por refogar a chalota, os dentes de alho e os cogumelos, tudo muito picadinho, com azeite, óleo de palma e vinagre balsamico.

Quando a cebola estiver lourinha, vai-se juntando a carne aos poucos e misturando com o refogado.

Adiccione o caldo knorr, um pouco de vinho, o sumo de limão, a pimenta, a noz moscada e a salsa bem picadinha.

Vá mexendo até a carne estar cozida e rectifique temperos a gosto. Reserve.


Ingredientes para o Puré de Batata:

8 batatas grandes
1 colher de sopa de manteiga
1 gema de ovo
Leite q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Noz moscada q.b.


Modo de Confecção do Puré:

Descasque as batatas e leve-as a cozer com um pouco de sal.

Quando as batatas estiverem cozidas, esmague-sa, junte um pouco de leite bem quente e um pouco de manteiga e mexa bem.

Polvilhe com um pouco de pimenta, noz moscada, sal e gema de ovo e envolva bem.


Ingredientes para o Esparregado:

400 grs de esparregado congelado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal q.b.
Leite q.b.
Sumo de limão q.b.


Modo de Confecção do Esparregado:

Num outro tacho, coloque o esparregado com um pouco de água, para não agarrar ao fundo. Adicione a manteiga e o sal. Mexa bem, e deixe ferver um pouco, em lume brando.

Em seguida adicione a farinha, aos poucos, enquanto mexe, e depois um pouco de leite. Por fim regue o esparregado com um pouco de sumo de limão.

Num tabuleiro pequeno, coloque por camadas; metade da porção do puré, metade da porção do esparregado, a carne na totalidade, a outra metade do esparregado e a outra metade do puré de batata.

Para enfeitar, coloque um tomate fatiado, pela linha central e dos lados queijo mozarela fatiado dos lados. Pode ainda enfeitar com um raminho de salsa...

Leve ao forno a 160º por 30 minutos.


Sugestão:

Acompanhe com azeitonas e salada de tomate.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário